(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Magic Marketing: a magia por trás da Disney

Magic Marketing: a magia por trás da Disney

Era uma vez um garoto visionário com uma mente pra lá de brilhante, daquelas que não passam despercebidas. Sua determinação e perseverança o ajudaram a fundar uma das maiores empresas do mundo. Seu nome era Walt Disney.

Walt foi uma flor rara no meio do deserto; cresceu em uma família rigorosa no interior dos EUA no início do século XX. Em teoria, seu brilhantismo não teria espaço para aflorar. Mas sabemos que não foi o caso, desde cedo já quebrava padrões e se destacava.  

O talento era tanto, que ele foi estudar arte e logo cedo começou a trabalhar em algumas agências de publicidade. Mas era mal pago e sua ingenuidade o deixou para trás, quando a Universal Studios deteve os direitos de um de seus personagens mais fortes, o “Oswald, o Coelho Sortudo”.

O filme “Walt antes do Mickey” conta melhor toda a história e vale muito a pena assistir! Dica: tem no Netflix \o/

Mesmo com um início difícil, Walt Disney deu a volta por cima e deixou o legado que conhecemos até hoje: toda a indústria cinematográfica e parques de diversão gigantescos ao redor do mundo.

Mas ainda sim fica o questionamento: como um simples menino conseguiu alcançar (e conquistar!) os quatro cantos do mundo?

Atmosfera de consumo

A Disney fala tanto de sonhos que, se analisarmos, até o marketing da empresa nos arranca suspiros, mas como? Como contos de fada e personagens fictícios nos influenciam tanto? 

Justamente por se tratar de sonhos, nossas emoções são acionadas. Sendo assim, deixamos de agir com racionalidade e agimos puramente com o coração. Por isso vamos aos parques, vemos os filmes e compramos qualquer item que tenha a cara do Mickey estampada. 

Isto só acontece porque a empresa usa estratégias do marketing experimental: cria experiências e sensações que despertam a atenção e o lado emocional do consumidor antes da compra. Assim, ele é cativado com um bom atendimento, bom serviço, e entra em uma atmosfera de consumo.

Fidelizando os clientes 

Você deve estar se perguntando agora porque as outras empresas do mesmo ramo não fazem o mesmo sucesso, certo? Acontece que a Disney tem uma capacidade incrível de fidelização de clientes. Como dito antes, a empresa lida com sentimentos, então as estratégias giram em torno disso; como o marketing de relacionamento, que visa uma boa relação com seus consumidores, criando boas experiências e, desta forma, capitalizar e fidelizar.

O segredo é tratá-los da melhor forma possível e entendê-los. Desta forma, eles vão, naturalmente, sentir vontade de voltar. Não só isso, como também vão falar bem da sua empresa e indicar para conhecidos, que vão ter a curiosidade de conhecê-la. Forma-se um ciclo de clientes.

Mas somado à isso, Walt Disney sempre se preocupou com detalhes. Por mais bobos que fossem, ele se atentava em fazer a diferença. E isso se reflete até hoje. Nos parques, por exemplo, todos os funcionários passam por treinamentos para agirem da melhor forma com os visitantes. Se alguém pede uma direção, eles apontam com os dois dedos, já que apontar um dedo só pode ser considerado ofensivo por alguns. 

Acionando o modo Disney

A Disney faz sim o impossível, mas o impossível não passa de uma receitinha de bolo que pode ser adaptada por aí. É só seguir o passo a passo!

1) Saia da caixa! É preciso inovar sempre para se manter no mercado. Entenda melhor a expectativa dos seus clientes e use essa informação como lema. Ofereça novos produtos, diferenciais e serviços personalizados, tratando seus clientes da forma mais humana possível. Ouça o que eles têm a dizer e mantenha empatia.

“Nós continuamos avançando, abrindo novas portas e fazendo novas coisas,

porque somos curiosos e a curiosidade nos mantém desbravando novos caminhos”

Walt Disney

“Alice no país das maravilhas”, 1951

2) Seja notável! Deixe seus clientes sempre satisfeitos e felizes com o serviço. Um bom atendimento somado a um produto de qualidade garantem a fidelização, além de atrair novos consumidores com o famoso boca a boca. Elabore estratégias que façam com que sua empresa seja sempre vista e, principalmente, notada!

“O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo. E queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz.”

Walt Disney

“Peter Pan”, 1953 

3) Defina bem a sua marca! Deixe bem definido os valores, a missão e visão da sua empresa. Quais os objetivos e quem sua marca vai ser no mercado.

“Não é difícil tomar decisões quando você sabe quais são seus valores”.

Roy Disney (irmão de Walt)

“Mulan”, 1998

4) Crie experiências! O império Disney nasceu porque vendia sonhos, não apenas filmes. Ou seja, crie o melhor ambiente possível para que seus clientes tenham uma experiência inesquecível.

“Minha missão, em vida, é fazer as pessoas felizes.”

Walt Disney

“Mogli, o menino lobo”, 1968

5) Escolha bem sua equipe! Tenha no time pessoas que estejam ao seu lado, que te apoiem nas decisões e que só tenham a somar. Afinal, uma boa equipe trará bons resultados.

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas são necessárias pessoas para transformar o seu sonho em realidade.”

Walt Disney

“Branca de Neve e os sete anões”, 1938

6) Planejamento! É preciso tempo para chegar no objetivo. Então planeje, se organize e trace o seu caminho. Veja o que pode ser feito para alcançar suas metas e faça o impossível.

“Pergunte-se: o que você faz hoje vai te levar aonde você deseja estar amanhã?”

Walt Disney

“O Rei Leão”, 1994

Foi preciso um longo tempo para o império Disney se tornar o mundo mágico que é hoje. Tenha em mente que por trás de toda magia, há um bom truque. Então seguindo os passos e sempre pensando no melhor para sua empresa, você terá o seu próprio final feliz. Afinal, pensamentos felizes e um pouco de pózinho mágico te fazem voar!